Foto: João Vilnei (PMSM)
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis para um trânsito mais seguro, teve início oficialmente na manhã desta segunda-feira (22), na Praça Saldanha Marinho, a Semana Nacional do Trânsito (SNT) em Santa Maria. A solenidade de abertura reuniu autoridades civis e militares e marcou o começo de uma série de ações educativas que se estenderão até a próxima sexta-feira (26).
O evento, que contou com a presença de representantes da prefeitura, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Coordenadoria de Educação, reforçou a necessidade de união entre os órgãos de fiscalização e a sociedade para a redução de acidentes.
A união pela vida
Em sua manifestação, a coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá, destacou que o trabalho pela segurança viária é contínuo e não se resume à campanha anual.
– Nosso trabalho não se resume à Semana Nacional do Trânsito. É um trabalho contínuo, intenso e efetivo, sempre com o objetivo de salvar vidas. Fico muito feliz de ver todo o grupo unido nesta nossa causa, que é uma causa humana – afirmou a coordenadora.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas (Republicanos), que representou o prefeito Rodrigo Decimo (PSD), ressaltou a importância do diálogo para a construção de um trânsito mais seguro.
– É conversando sobre as questões de trânsito da cidade que nós vamos trazer um trânsito mais humanizado para nossos idosos, nossas crianças e para a população em geral. Temos que ter coragem de sentar, dialogar e fazer política pública de trânsito – declarou o secretário.
Saiba mais
Instituída em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional do Trânsito é celebrada anualmente entre 18 e 25 de setembro. O objetivo é intensificar as ações de conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres para diminuir os índices de vítimas no trânsito.
Como parte da programação, Santa Maria irá participar do "Movimento Vias + Seguras", uma iniciativa do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) inspirada no conceito internacional da Visão Zero, que parte do princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.
Na próxima sexta-feira (26), entre 10h30min e 11h30min, será realizada uma simulação de acidente de trânsito com uma blitz educativa na Avenida Dores. A ação integrada tem por objetivo chamar a atenção para os cinco principais fatores de risco: excesso de velocidade, consumo de álcool associado à direção, avanço do sinal vermelho, não utilização do cinto de segurança e uso de celular ao volante.
Programação da Semana Nacional do Trânsito
Quarta-feira (24)
- O quê: Blitz Educativa
- Local: Em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (HCAA)
- Horário: 9h30min
Sexta-feira (26)
- O quê: Simulação de acidente de trânsito e Blitz Educativa
- Local: Avenida Dores (local exato a confirmar)
- Horário: 10h30min
Em caso de chuva, as ações serão canceladas.